Fale o que precisa, receba até 4 orçamentos, escolha o melhor.
Profissionais avaliados
Índice
Está querendo melhorar sua voz e não sabe como? Então, provavelmente, você está precisando de aulas de canto. Mesmo para as pessoas que já nasceram com uma voz agradável e afinada, é muito importante aprender novas técnicas e exercícios para conseguir cantar o mais bonito possível. Uma aula de canto não ensina apenas como cantar, mas também como compreender as músicas e quais são as técnicas vocais que devem ser utilizadas. Confira este conteúdo exclusivo que preparamos para você se quiser saber:
De maneira geral, o valor de uma aula de canto varia de acordo com o nível de conhecimento e experiência do professor. Ou seja, um profissional que está começando, tende a cobrar menos, enquanto um experiente tem valores mais altos. No entanto, também é preciso considerar fatores como a cidade que você está procurando. Afinal de contas, assim como em qualquer outra profissão, o salário de um professor de canto baseia-se no custo de vida que o local oferece. Por isso, cada cidade apresenta um valor de aula diferente. Em São Paulo, por exemplo, a média de valor por aula é R$ 70, enquanto em cidades do interior, o preço fica em torno de R$ 40. Mas não é só o custo de vida que influencia, a demanda e oferta também são levadas em conta. Cidades maiores geralmente têm mais procura do que as cidades menores, o que pode ocasionar no aumento do preço. Outro ponto que pode interferir no valor da aula de canto é o tipo de treinamento que você deseja receber, quanto maior for o seu nível de conhecimento e quanto mais complexa for a aula, muito provavelmente o preço será maior.
O preço de uma aula de canto depende também do local onde ela será lecionada. Até porque, uma instituição de ensino tende a ser mais cara do que uma aula na casa de um professor, por exemplo. Também, em escolas mais estruturadas, o preço geralmente também inclui aulas de teoria musical, lições de cantos, entre outros. De maneira geral, é possível encontrar aulas de canto das seguintes maneiras:
Seja em grupo ou individual, uma aula de canto deve dar ao aluno a possibilidade de desenvolver e se exercitar em duas áreas:
Vale destacar que esses são apenas exemplos mais genéricos. No entanto, algumas vezes a aula de canto pode estar inserida em um programa de aperfeiçoamento vocal mais amplo, como no caso de atores que precisam de uma melhor projeção vocal. Dessa forma, são diversas possibilidades que uma aula de canto pode disponibilizar. Desde aqueles que desejam apenas aprender como hobby, ou para profissionais que desejam melhorar seu desempenho.
Atualmente, um dos pontos que a aula de canto mais trabalha é a postura corporal. É preciso levar em conta a posição da cabeça, estar com a coluna ereta e relaxar os ombros. Tudo isso vai interferir para a pessoa cantar melhor. Você sabia que a maioria das pessoas adultas respiram errado? Ao invés de respirar com o diafragma, que fica na barriga, nós respiramos com o peito. E respirar do jeito certo também está no escopo das aulas de canto, visto que é um dos fatores mais importantes na hora de cantar. Além disso, também são abordados os seguintes pontos:
Cada pessoa tem um limite de alcance de voz, por isso, há diferença no tom que se sente mais confortável para cantar.
Como o principal instrumento dos cantores é o próprio corpo, a aula também ensina formas de preservar a saúde vocal. Com exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz.
Técnicas de precisão vocal, afinação, projeção, emissão, timbre, ritmo, etc.
Pronúncia, velocidade e dinâmica: a aula de canto também trabalha a articulação e dicção das palavras, assim como a agilidade do cantor ao passear pelas notas.
Por meio do próprio repertório do aluno, o professor pode orientá-lo a encontrar o seu estilo pessoal e como a interpretação pode auxiliar nisso.
Contar com um bom professor, faz toda a diferença quando você está procurando se desenvolver na música. Afinal de contas, este é um campo de conhecimento vasto e complexo, portanto o profissional precisa estar bem preparado. Para auxiliar o leitor a encontrar o professor ideal, separamos aqui algumas dicas, confira.
Esse é um dos pontos mais importantes ao analisar uma escola ou um professor de canto. Assim como qualquer outro emprego, esse profissional precisa ter uma boa formação e trajetória na profissão. Por isso, peça o currículo dos melhores candidatos que aparecerem e, se possível, entre em contato com outros alunos para ter uma noção melhor. Caso contrário, você poderá gastar dinheiro e esforço em aulas que não vão te dar o resultado esperado e isso pode ser frustrante.
Se você encontrou professores com um ótimo currículo e uma boa formação, saiba que este é apenas o primeiro passo. Você também precisa entender como é a didática de cada um e se ela se encaixa com o seu perfil. De nada adianta um ótimo profissional, se você não se sentir confortável com as aulas que está contratando.
Mesmo que algumas pessoas aprendam a cantar sem passarem por aulas, este processo costuma ser mais longo e sem a segurança de estar obtendo um bom resultado. Se você não tem um professor para acompanhar o seu desenvolvimento, é provável que você acabe desgastando sua voz e até cause possíveis machucados. Portanto, é muito importante que você fique atento a qualquer sinal de desgaste, como cansaço da voz, rouquidão ou incômodo ao falar, por exemplo. Mas, por outro lado, se você contar com um professor profissional e experiente, ele vai te auxiliar a progredir e evoluir aos poucos, sem que você precise se prejudicar para isso.
A nossa voz funciona por meio de um sistema intrincado de estruturas e musculaturas. Por isso, aprender a cantar precisa de estudos específicos e regrados. O canto é bem diferente quando comparado aos estudos de outros músicos. Isso porque, o instrumento do cantor, que é a voz, é utilizado diariamente para a comunicação da pessoa. Dessa forma, a pessoa não pode ultrapassar 2 horas de treino e estudo da voz por dia. Mais tempo que isso, a musculatura começa a se desgastar e pode até afetar a saúde da voz. No entanto, o ideal é que o estudo de canto seja feito em pequenas porções, ao longo de vários dias. Por isso, o indicado é treinar a voz entre 30 e 50 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.
Cada aluno tem objetivos específicos na aula de canto, por isso, a divisão de tempo pode variar dependendo do caso. Mas se formos pensar num aluno iniciante, que ainda não teve muito contato com a música, ou que está há um tempo sem estudar, treinar a voz 4 vezes por semana, pode ser uma ótima maneira de começar. É sempre importante ressaltar que se durante o estudo você sentir dor ou cansaço na garganta, você deve diminuir o tempo de estudo ou então espaçar mais entre um dia e outro. Respeite os limites do seu corpo.
Se você já tem uma paixão pela música e gosta de cantar pelos karaokês da vida, a aula de conto pode ser uma boa alternativa tanto para quem solta a voz por hobby, quanto para quem quer seguir carreira profissional. Caso você ainda esteja em dúvida se vale a pena ou não esse investimento, separamos aqui 5 motivos para contratar uma aula de canto. Confira:
Você sabia que já existem diversos estudos que relacionam o desenvolvimento cognitivo das pessoas com a música? Este progresso que a música traz, é mais eficaz quando aplicado em bebês e crianças, devido ao fato que já é uma idade de desenvolvimento. Mas alguns pesquisadores já relacionam que os benefícios acontecem durante toda a vida do indivíduo. Uma pesquisa realizada em parceria com Escola de Música de Brasília e a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília aponta que a inteligência pode ser desenvolvida através da música, visto que cada nota representaria uma “novo espaço” ativado no cérebro, o que melhora a retenção de informações. Dessa forma, os neurônios que são ativados pelas notas musicais, passam a ficar abertos para receber conhecimentos de outros sentidos sem ser a audição. Ou seja, quanto maior o contato com a música, principalmente se for através do estudo, maior a área do cérebro que se abre para novos conhecimentos. Isso melhora tanto a capacidade de concentração e memória, como também estimula o raciocínio lógico.
Dentre os pontos positivos de fazer aula de canto, um dos que mais se destaca é a redução de sintomas de ansiedade, solidão e depressão. Isso acontece porque quando cantamos, liberamos altas doses de serotonina e ocitocina, hormônios responsáveis pela alegria e bem-estar. Você já deve ter sentido isso na prática, mas sabe aquela felicidade que temos ao cantar no chuveiro ou apenas cantarolar no dia a dia? É exatamente disso que estamos falando. Vale destacar também que muitas vezes, as aulas de música são feitas em grupos, gerando mais interação e socialização entre as pessoas. Um exemplo disso, é o estudo publicado no The Journals of Gerontology, que apontou que quando os idosos passam a participar do coral, a sensação de solidão é reduzida e consequentemente a saúde melhora.
prender uma nova habilidade já é motivo suficiente para você fazer uma aula de canto, não acha? Isso sem mencionar que esse é um conhecimento muito reconhecido pela sociedade. Todo mundo admira um bom cantor! E por mais que muitos não saibam disso, a maioria das grandes vozes, só se tornaram o que são, porque tiveram um bom professor por trás.
Para que você consiga cantar bem e ter um maior controle da sua voz, a principal forma é fazer exercícios de respiração. Até porque você precisa fortalecer a musculatura do seu diafragma para alcançar as notas mais difíceis. Além disso, a respiração ainda auxilia a estimular a circulação sanguínea, visto que durante um treinamento vocal você vai consumir muito oxigênio.
Uma aula de canto vai te abrir o horizonte a respeito da música. À medida que você for apurando suas noções musicais, também vai conhecendo mais técnicas. Ter ritmo e ser afinado é algo que pode demandar muito treino e esforço. Por isso, o acompanhamento de um professor especializado nessa jornada vai te dar todo o aparato possível para conquistar os seus objetivos. E se você quer contar com um bom professor para as suas aulas de canto, conheça a nossa página exclusiva para esta área, com os melhores profissionais do mercado. São diversos professores, em todos os estados do Brasil, disponíveis para aulas presenciais e online.
Aula De Canto
Execelente profissional. Super atencioso, muito talentoso com crianças.
Para Fábio Hammerick/Aulas
Iniciei minhas aulas de violão com o professor Flávio há duas semanas atrás e estou muito surpresa e satisfeita com o rápido resultado. Não imaginava que estaria começando a tocar em tão pouco tempo. Profissional muito bom. Recomendo.
Para Flávio Carvalho/Aulas
Professor nota 1000! Parabéns pelo trabalho!
Para Rogério Debastiani/Aulas
R$ 83,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 55,00
MAIOR CUSTO
R$ 100,00
R$ 65,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 40,00
MAIOR CUSTO
R$ 70,00
Até 4 profissionais entrarão em contato, negocie e contrate o melhor